arai

Qual ilumina mais? Lâmpada de 8000 ou 2000 lumens?

1 post neste tópico

Olá,

Esse artigo é tradução livre de um artigo japonês de uma distribuidora de lâmpadas (xenon. reatores e LED) do Japão - a C. F. L.. Omiti a parte final onde começa a falar das lâmpadas LED comercilizadas por ela. Acompanhem:

=====================================================

 

Autor (original): Tsuchida em 19/02/2018

Qual ilumina mais? Lâmpada de 8.000 lumens ou 2.000 lumens?

Qual vocês acham que ilumina mais comparando 8000 lumens com de 2000? Todos diriam que uma de 8000 ilumina mais, mas não existiria essa matéria (rsrsrs...). Por isso hoje falaremos de lumens e de iluminação. Use como referência escolha de farol.

 

Alto número de lúmens ≠ luz brilhante

O ponto difícil desse artigo é que nem sempre número alto de lumens forneça maior claridade. Lumen é unidade que indica quantidade de luz emitida por uma fonte. Sendo assim, temos sensação de "escuro" caso essa luz se disperse pela construção (projeto) um de farol.

Em uso dpméstico, onde não se necessita de distribuição de luz complexa, podemos considerar que número alto de lúmen = brilhante, Mas no caso de automóveis que necessitam de distribuição específica de luz, fica complicado tomar somente o número de lumens como parâmetro.

No caso inverso, mesmo baixo número de lumens, mas distribuído corretamente tem-se a sensação de "cllaro". Como exemplo, nas fotos abaixo temos iluminação difusa de 8000 e de 2000 com distribuição correta para efeio comparativo.

image.png

 

É perceptível a diferença em Candela (cd) que mede a intensidade da área iluminada em 14900cd para 8000 lumens e em 15000cd para 2000 lumens. A diferença é pequena mas dá para saber que é muito importante a correta distribuição de luz.

(ルーメン=Lumen, カンデラ=Candela=quantidade de luz que ilumina uma área refletida pelo refletor ou projetor)

image.png

 

A distribuição é mais importante do que o número de lúmens para escolha de faróis!

Um veículo cujo feixe de luz não está correto só espalhando claridade ofusca ao cruzar outro ou por cezes até ofuscando pelo retrovisor. Isso se aplica a quem já teve experiência de: Nossa, aquele carro ofusca muito, apesar de não estar de luz alta!

Mas esses carros, apesar de parecer ter muita luz (claridade) a ponto de até incomodar, ao dirigir pode não ter boa visibilidade, porque a luz está dispersa não iluinando onde deveria iluminar.

Honestamente, não existe nada de positivo se não tem visibilidade além de ofuscar os outros (rsrsrs...). Por isso ao escolher um farol deve se levar em cinderação não o número de Lúmens e sim se tem distribuição (feixe) correta de luz!

 

Fonte : Minkara / CFL

CFL

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora